Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Duelo por vagas na final começa com Flamengo x Vasco

Rio de Janeiro (GP) - Vasco e Flamengo abrem as semifinais da Taça Guanabara hoje, às 21h (no RN), no Estádio Engenhão. O clube cruzmaltino chega a este fim de Carnaval com o bloco mais afinado do Estadual até o momento. Ficou em primeiro lugar no Grupo B com 21 pontos, sendo a única equipe a conquistar cem por cento de aproveitamento. O Rubro-Negro andou desafinando e acabou na segunda posição do Grupo A. Mas desde que Joel Santana assumiu o comando o time ganhou os três jogos que fez pelo torneio e também cheg



Para ganhar esse compromisso os jogadores das duas equipes reconhecem a necessidade de estarem quase que perfeitos em todos os quesitos que envolvem um grande clássico. Isso porque o respeito entre eles é muito grande. 

"O jogo contra o Vasco tem sempre cara de decisão, ainda mais quando realmente vale bastante, como é essa partida. Nossas dificuldades serão muito grandes, pois teremos pela frente um adversário que conquistou todos os pontos que disputou e é o dono da melhor campanha", salienta o lateral direito Léo Moura.

O zagueiro Dedé, do Vasco, mostra animação com o bom início do clube. "Trabalhamos muito para chegarmos a este compromisso em condições de vencer, fizemos muito sacrifícios e, portanto, queremos a vitória",  disse o zagueiro.

Tricolor vai atuar sob muita pressão

Dizem que tranquilidade é um dos principais pontos para que um time vença um jogo decisivo. Porém, o Fluminense chegará muito pressionado para o clássico  diante do Botafogo, pelas semifinais da Taça Guanabara. Vários fatores deixam o Tricolor com uma grande responsabilidade diante do Glorioso e um tropeço pode tornar o ambiente das Laranjeiras muito tumultuado. O primeiro fator é um longo jejum em clássicos. O Fluminense não consegue derrotar um dos três principais rivais do estado desde o segundo turno do Brasileiro de 2010, quando fez 1 a 0 no Vasco. Esse, por sinal, foi o único clássico que o time das Laranjeiras conseguiu vencer dentre os 17 que já disputou no Engenhão. 

O Botafogo, adversário desta quarta-feira, não sabe o que é ser derrotado pelo Tricolor desde maio de 2010, quando caiu por 2 a 1 no Maracanã. Aliás, o desempenho em jogos decisivos contra o Botafogo também é algo que precisa ser mudado para o Fluminense decidir a Taça Guanabara. Todas as vezes que os dois clubes se encontraram em jogos decisivos pelo Estadual, desde que esse sistema de disputa foi adotado, em 2004, o Glorioso saiu vitorioso. 

Foi assim na semifinal da Taça Guanabara de 2008 (2 a 0), na final da Taça Rio de 2008 (1 a 0), na semifinal da Taça Guanabara de 2009 (1 a 0) e na semifinal da Taça Rio de 2010 (3 a 2). 

O Fluminense não sabe o que é ganhar uma semifinal de Taça Guanabara desde 2004, quando superou o Americano de Campos por 2 a 1. A irregularidade do time atual é outro fator que o Fluminense precisa superar. O Tricolor se classificou para as semifinais desta Taça Guanabara apenas na última rodada, precisando da ajuda do Vasco que bateu o Boavista. A boa notícia é que Abel Braga não terá problema de desfalque no time.

Técnicos descartam qualquer favoritismo para a semifinal

Apesar de saber que a grande campanha no Campeonato Carioca serve de estímulo, o técnico do Vasco, Cristóvão Borges, admite que não há favoritos no clássico diante do Flamengo. Para ele a partir de agora começa um novo torneio. "Não tem favorito, agora zera tudo.  O equilíbrio impera em uma partida como esta. Precisamos ter a mesma aplicação, não temos nenhuma vantagem.", alertou  Cristóvão. 

Se o treinador do Vasco procura afastar o peso do favoritismo, o sempre polêmico Joel Santana insinua que o clássico tem favorito sim e que este é de São Januário. Tudo porque vê o rival pronto, enquanto que o Rubro-Negro, na visão de seu comandante, ainda é um time em formação.

"Contra o Vasco vai ser um jogo difícil, mas temos uma base. E a experiência de alguns jogadores será muito importante. Estou confiante que podemos conquistar um bom resultado, mas reconheço as virtudes de meu adversário", disse Joel. 

Em relação aos times, os dois treinadores abusam do mistério. No Flamengo, o meia Renato Abreu volta e o esquema com dois atacantes será mantido, com Vagner Love e Deivid atuando na frente e Ronaldinho Gaúcho mais recuado.

Pelo lado do Vasco, o zagueiro Rodolfo formará dupla de zaga com Dedé. A tendência é que Felipe e Juninho joguem juntos, na criação, com Diego Souza compondo o ataque com Alecsandro. Empate, a decisão será nos pênaltis.

Loco Abreu treina e pode ser liberado 

Aos poucos o Botafogo vem ganhando cara para o confronto diante do Fluminense amanhã, às 20h (no RN), no Estádio (RJ), pelas semifinais da Taça Guanabara. Ontem, o técnico Oswaldo de Oliveira recebeu uma boa notícia que pode acabar com as suas principais dúvidas na hora de armar o time. O atacante Loco Abreu, antes praticamente descartado por conta de um estiramento muscular na coxa direita, passou a ter grandes chances de comandar o ataque alvinegro diante do Tricolor.  No treino, Loco Abreu ficou atrás de um dos gols do campo do Engenhão treinando finalização. Tendo o goleiro Andrei, do time de juniores, como companheiro de atividade, o uruguaio deu vários chutes a gol e em nenhum momento esboçou qualquer tipo de dor. Na véspera ele já tinha dado voltas ao redor do campo também aparentemente sem incômodo algum. 

"Nunca escondi de ninguém que vou fazer o possível para poder atuar, pois é um jogo decisivo", disse Loco Abreu assim que o Botafogo garantiu a classificação para as semifinais. 

Outro jogador que está com presença praticamente assegurada no clássico é o meia Andrezinho, que ficou de fora das duas últimas partidas por lesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário